CAPÍTULOS
CAPÍTULO 04

Vantagens do PEF

O Pagamento Eletrônico de Frete é um sistema de remuneração que trouxe benefícios importantes para o transporte de cargas no país. Ele foi criado para substituir um antigo modelo, a carta frete eletrônica, e superar suas falhas. 

Além de evitar os problemas já citados anteriormente com a carta frete, o PEF regulariza a prestação de serviços do TAC ou TAC equiparado ao mesmo tempo em que facilita a comprovação de informações necessárias para financiamentos e crediários.

Com isso, o PEF trouxe vantagens para todos os envolvidos nessa relação, como:

Facilita a comprovação de renda
do motorista autônomo

Quem é profissional autônomo sabe o quanto a comprovação de renda pode ser difícil. Afinal, não há um contrato fixo de trabalho e, em muitos casos, o pagamento é feito de diversas formas, como dinheiro, cheque e até permutas. Porém, com a implementação do PEF, o caminhoneiro sem vínculo empregatício consegue provar sua renda mensal com mais facilidade, já que os dados ficam registrados em um banco de dados oficial. Esse é um benefício expressivo, principalmente, quando há a necessidade de recorrer a um financiamento bancário para compra de um novo veículo, por exemplo.

Permite a regularização do profissional

Atuar de maneira irregular é um problema que gera uma série de prejuízos ao profissional, como a falta de contribuição para o INSS e, consequentemente, a falta de cobertura em caso de acidente, morte e aposentadoria. O PEF trouxe a vantagem de regularizar esses profissionais automaticamente. Quem recebe por meio desse sistema passa a recolher sua contribuição previdenciária, sendo portador de todos os direitos de um trabalhador autônomo.

Lembrando que essa regularização e, consequentemente, a maior arrecadação previdenciária, ajuda o Estado a prestar serviços públicos de qualidade e contribui para todo o desenvolvimento do país. Atuar de maneira irregular é um problema que 

Amplia a transparência na prestação de serviços

A relação entre o profissional autônomo e as empresas contratantes também foi beneficiada com a implementação do PEF. Na prática, como tudo passou a ser documentado e o pagamento se tornou mais justo, o transporte foi o grande beneficiado. O caminhoneiro se sente mais valorizado, a empresa se torna mais organizada e a relação de trabalho ganha em eficiência, transparência e qualidade.

Terminou o capítulo? Teste seus conhecimentos
sobre o que acabou de aprender!
CORRETO!

Com o PEF, o motorista autônomo passa a contar
com uma fonte de comprovação de renda, e assim realizar empréstimos ou financiamentos.

ERRADO!

Com o PEF, o motorista autônomo passa a contar
com uma fonte de comprovação de renda, e assim realizar empréstimos ou financiamentos.

CAPÍTULOS
Bsoft ® {{CurrentYear}}‚Äč
Do interior do Paraná para todo o Brasil ;)

Agradecemos seu feedback!