Falando sobre o E de ESG - O Meio Ambiente (Environmental)

Toda nossa vida é ligada à natureza, seja direta ou indiretamente. A água que bebemos, o clima que deixa nosso planeta habitável, os alimentos que consumimos, o ar que respiramos, todos eles dependem da natureza e nós dependemos desse equilíbrio.
Recebemos diariamente sinais de que nosso planeta não está bem, espécies de animais e plantas estão sendo extintas, estamos passando por mudanças climáticas rigorosas, os rios e mares estão cada vez mais poluídos com esgoto e plásticos.

Estatísticas

Desmatamento - Amazônia

2020

8.096 km² de mata nativa

2021

10.362 km² de mata nativa
Segundos dados do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento)

Produção de Lixo

2010

67 milhões de toneladas

2019

79 milhões de toneladas
Segundos dados do ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública)

Será possível reverter essa situação? É difícil dizer, mas diante disso, podemos e devemos pensar:

 

O que eu posso fazer para ajudar?

Economize e reutilize a água!

Economize e reutilize a água!

É necessário cuidar dos nossos recursos naturais, pois sabemos que eles não são infinitos. A água, especialmente, é de máxima importância para a nossa existência e está sob nossa responsabilidade. Ações como: reduzir o tempo no banho; reutilizar a água para lavar calçadas e os carros; verificar se há vazamento; e fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, já contribuem para a economia da água.

Economize energia elétrica!

Economize energia elétrica!

Conforme a agitação do nosso dia a dia, muitas vezes deixamos de perceber o quanto utilizamos a energia elétrica em nossa casa e em nosso trabalho. Isso vai além da economia financeira, atinge também a utilização de nossos recursos naturais.

Que tal apagar aquela lâmpada ao sair de um cômodo que ficará vazio? Ou então tirar aquele eletrodoméstico da tomada enquanto ele não é utilizado?

Reduza e recicle seu lixo!

Reduza e recicle o seu lixo!

Quanto lixo produzimos por dia? Já parou para pensar? Quanto material descartável temos usado? Quanto de nosso lixo pode ser reciclado?

Separar o lixo reciclável do lixo orgânico é uma tarefa simples, mas de grande valia para o meio ambiente, pois assim diminuímos o descarte de materiais que ainda podem ser reutilizados. Sempre que possível, tente planejar sua ida ao mercado para que consiga trazer suas compras em uma ecobag, reduzindo, assim, o consumo de sacolas plásticas. Evite o uso de descartáveis e, se possível, priorize a utilização de refis.

Reutilize folhas de papel!

Reutilize folhas de papel!

O uso do papel atinge diretamente os recursos naturais, e ainda, após a utilização do papel, muitas vezes este acaba se tornando lixo desnecessário – principalmente quando não é reciclado! 
Se você tem ainda alguma folha de papel que está “limpa” apenas de um lado, que tal utilizar para fazer um rascunho ou para escrever alguma anotação rápida? Ao imprimir algum documento, que tal aproveitar ambos os lados da folha? Sempre que puder, aja de forma consciente!

 

Descarte o lixo eletrônico corretamente!

Descarte o lixo eletrônico corretamente!

Celulares velhos, tablets, televisores e outros dispositivos digitais não são lixo comum e devem ser descartados em locais apropriados. O volume dos resíduos eletrônicos e o mau direcionamento destes após a inutilização ameaçam o meio ambiente. Esse tipo de resíduo é tóxico e desequilibra o nosso ecossistema ao atingir rios, lagos e mares, além da contaminação do solo. Antes de descartar seu lixo eletrônico, procure o ponto de coleta mais próximo para garantir que esse material terá o destino correto e amigável ao meio ambiente.

 

Pratique!

Os 5 R's

Já ouviu falar dos 5 R's da sustentabilidade? 

Reduzir, Reutilizar, Recusar, Repensar e Reciclar.

São 5 atitudes simples que ajudam a reduzir os impactos no meio ambiente. Confira abaixo como praticar cada um deles.

Clique nas imagens para descobrir as ações de cada R.

Reduzir

Reduzir

Existem várias atitudes que podemos tomar para reduzir o nosso consumo, dentre elas: Optar por itens de maior durabilidade; guardar as embalagens e depois adquirir apenas os refis; usar uma sacola ecológica; adquirir alimentos a granel.

Reutilizar

Reutilizar

Reaproveite o seu produto dando uma nova utilidade para ele, dessa forma evitamos um novo processo de produção daquela mercadoria, aumentando a vida útil de um produto produzimos menos resíduos, gerando um impacto positivo no meio ambiente.

Recusar

Recusar

Procure adquirir de empresas que firmam um compromisso sustentável, recuse produtos que prejudiquem a saúde do meio ambiente, evite itens como sacos plásticos, lâmpadas incandescentes e alimentos cheios de agrotóxicos.

Repensar

Repensar

Seja um consumidor consciente, o consumo excessivo é uma das causas para deteriorização do meio ambiente, antes de adquirir reflita se realmente precisa disso, ou se está apenas agindo por impulso, outra dica importante é analisar o ciclo de vida do produto, desde sua produção até o descarte.

Reciclar

Reciclar

Essa é uma ação imprescindível, pois além de diminuir o uso desnecessário dos recursos naturais, gera emprego e renda para a população. A coleta seletiva precisa fazer parte da nossa rotina.

Vamos agir no presente, para proteger o futuro!

Bsoft ® 2022​
Do interior do Paraná para todo o Brasil ;)